25 de ago. de 2011

Três “planetas anões” são encontrados próximos a Plutão.

Duas imagens do sistema de Plutão.
Astrônomos descobriram três pequenos mundos congelados orbitando o Sol, próximos a Plutão, na par.

Os três corpos celestes recém encontrados provavelmente são grandes o suficiente para serem arredondados, devido às suas próprias gravidades, o que significa que eles possam ser “planetas anões”, tais como Plutão.


Os cientistas os descobriram, bem como onze outros objetos, enquanto estavam fazendo um levantamento do Cinturão de Kuiper, que é um anel de corpos congelados além do planeta Netuno.

O autor do estudo, Scott Sheppard, da Instituição Carnagie de Washington, e seus colegas fizeram uma varredura do Cinturão de Kuiper, o qual está a aproximadamente 30 a 50 UA do Sol. Uma UA, ou Unidade Astronômica, é a distância média entre a Terra e o Sol, que é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros. Assim, estes objetos estariam à uma distância de mais de 6 bilhões de quilômetros do Sol.

Usando o telescópio Warsaw, do Observatório Las Campanas do Chile, a equipe encontrou os três objetos que parecem ser maiores de 400 quilômetros de diâmetro e ser realmente forem arredondados, serão qualificados como planetas anões.

Provavelmente não há objetos muito grandes no Cinturão de Kuiper, mas é possível que haja mais similares a estes à uma distância ainda maior.

“Pode ser que existam objetos do tamanho de Marte, o até mesmo da Terra lá fora, à centenas de UAs, os quais estariam muito distantes para serem detectados”, Sheppard disse.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários com palavrões,e-mail,chingos serão excluidos.
e-mails serão excluidos por motivo de segurança.
Você pode divulgar seu blog/site se quiser.
seu blog/site não podera ter conteudo adulto.
Todos podem comentar!